segunda-feira, março 08, 2010

Cuiabá Facts

termometro_cuiaba Foi em meados de fevereiro, na época que o sol resolveu arder na potência máxima na maior parte do país. Os brasileiros sentaram-se suando em frente aos computadores e começaram a twittar. A temperatura na capital do Rio de Janeiro era de 40º graus. Provavelmente foi um carioca anônimo que começou a brincadeira. “Hell de Janeiro”, escreveu no meio de uma frase sobre o calor. Outro, Da capital do Rio Grande do Sul, onde o termômetro marcava 39º, comprou a ideia e respondeu “Aqui tá um Forno Alegre”. Um de São Paulo soltou um “Suor Paulo”. Logo, várias cidades começaram a pipocar: Fogolopolis, Caloracre, Calohia, Forno do Iguaçu.

“Não podíamos deixar a cidade mais quente do país de fora dessa”, diz o twitteiro Fábio Poquiviqui. Ele e uns amigos criaram então o termo Cuiabrasa e logo a “hastag” (como são conhecidas as palavras chaves que viram hit no twitter) foi parar em quarto na lista dos assuntos mais comentados do Brasil, o Trending Topics (ou TTs como são conhecidos). “O interessante é que as pessoas começaram a usar o Cuiabrasa para falar sobre o calor daqui”, explica Poquiviqui. “Mais ou menos como aqueles facts que surgem de repente, já que em se tratando de calor a gente é referência”. Os facts são twittadas referidas como fatos. Talvez o mais famoso de todos seja o “Chuck Norris Facts”, com “verdades” do tipo: “Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes” e “Antes de esquecer um presente de Chuck Norris, Papai Noel existia”. Ou seja, uns fatos um tanto exagerados.

“Onze jogadores da Colômbia vieram pra Cuiabá... Surgiu o Once en Caldas", escreveu um internauta logo antes de marcar a frase com #Cuiabrasa. “Cuiabano tem suor em estado gasoso”, escreveu outro. “A coisa toda ganhou uma magnitude, quando vimos já estava entre as quatro mais comentadas do Brasil”, diz Poquiviqui.
Geralmente as palavras entram nos TTs do twitter através de alguma brincadeira, muitas vezes sem querer. É como um grito num estádio de futebol, pode sumir ou virar coro da multidão. O internauta cuiabano diz não saber se existe uma fórmula para "criar" um assunto ou emplacar uma palavra nos TTs. “As pessoas tem que comprar a ideia, de repente tava todo mundo falando de um mesmo assunto”.

Independente de fórmulas, o twitter parece mais uma festa gigante sem fronteiras, onde uma ideia pode surgir no Rio, passar por Recife, atravessar São Paulo e ganhar força em Mato Grosso. E ninguém melhor do que nosso amigo Poquiviqui, cuiabano de tchapa e cruz, mas morador de Florianópolis (ou Fogolópolis) para dizer.

Confira alguns fatos sobre Cuiabrasa:

- Sabe o "Tocha humana" do Quarteto fantástico? Então... era Cuiabano. #cuiabrasa 

- Cuiabá tem 4 estações climáticas: Verão, Calor, Quentura e Mormaço... #Cuiabrasa 

- Segundo a Teoria da Seleção Natural de Darwin, somente os cuiabanos sobreviverão ao aquecimento global #Cuiabrasa

- Cuiabano tem suor em estado gasoso. #Cuiabrasa

- Cuiabano compra ar condicionado e pede um carro como item de série #cuiabras

- Eu já briguei por uma sombra #Cuiabrasa 

- Cuiabano quando vai pro inferno, leva cobertor #Cuiabrasa 

- Cuiabá é tão quente que se você pede sashimi, chega isca de peixe na mesa. #cuiabrasa 

- Temperatura abaixo dos entre 30°C e 40°C... Não reclame.. Isso se chama sorte... #Cuiabrasa 

- Os Jogos de Inverno são realizados em Vancouver, aqui em Cuiabá temos os jogos de Inferno. #cuiabrasa 

- Banhos de água quente em Cuiabá? Todos os banhos são de água quente.. #Cuiabrasa 

- Em #cuiabrasa tomar sol é um ato de bravura

FONTE: WWW.TWITTER.COM E TVCA

Um comentário:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir