quarta-feira, agosto 11, 2010

Alinhamento de planetas e chuva de meteoros podem ser visíveis em MT

Quem olhar para o oeste no fim do dia poderá ver os planetas Vênus, Saturno e Marte.

Redação site TVCA com assessoria - Atualizada às 17h3

chuva meteoros

De hoje até domingo (15), os moradores da capital poderão observar o alinhamento dos planetas Vênus, Saturno e Marte, que estão em formação igual a um triângulo. Ao mesmo tempo, a lua em fase crescente aparece ao lado de Mercúrio na hora do crepúsculo (entardecer e amanhecer). O fenômeno é perfeitamente visível a olho nu.

Durante o ano, em quase todos os meses ocorrem as conhecidas chuvas de meteoros. No entanto, talvez a mais famosa delas irá ocorrer justamente no momento em que estamos presenciando um alinhamento planetário.

De hoje até sábado, a chuva de meteoros (Perseídas) promete uma média de 100 meteoros por hora, ocorrendo sempre na direção norte a partir das 2h da madrugada. Com a lua em fase crescente, o céu estará em condições de excelente visibilidade para a observação a olho nu do fenômeno.

O astrônomo amador Eduardo Baldaci explica que a chuva de meteoros ocorre quando a terra “cruza” pela órbita de um cometa e encontra os seus detritos. Atraídos pela força de gravidade da Terra, os detritos entram em nossa atmosfera numa velocidade de 1800 km/h e, com o atrito resultante, acabam se desintegrando.

As Perseídas recebem este nome porque seu radiante ocorre na Constelação do Perseus e são provocadas pelos restos do Cometa Swift-Tuttle. Historicamente, em Mato Grosso há uma coincidência de relatos de ovnis e bólidos no mesmo período das Perseídas, o que pode indicar que os fenômenos estejam relacionados.

Fonte: TVCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário