sábado, abril 16, 2011

Como instalar um roteador TP-Link

Nível: Intermediário
Recursos necessários: Roteador TP-LINK, cabos de rede
Aplicativos necessários: Windows, navegador de internet
Número de passos: 6


o TechTudo, elaborou um guia completo de como deixar seu TP-Link recém comprado funcionando e pronto para ser usado.

O roteador pode ser usado para conexão via cabo coaxial ou sem fio. Na conexão wireless (sem fio) também pode-se conectar os dispositivos habilitados a usar esse tipo de conexão.

A configuração do roteador será para uma rede segura, ou seja, protegida com senha, para que outras pessoas não sejam capazes de entrar na sua rede sem a sua autorização. É aconselhável você tenha internet banda larga disponível, pois internet discada já é lenta, e compartilhada então impossibilitaria que duas pessoas navegassem ao mesmo tempo.



Passo 1. Conectando os Cabos ao Roteador

1.1. Conecte seu PC (desktop e notebook) na porta n° 1 (LAN 1) do roteador usando um cabo de rede;
roteador1
Conexões do roteador (Foto: Divulgação)

1.2. Conecte o MODEM ADSL/Cable-Modem na porta WAN do roteador através de um cabo. Cuidado para trocar as portas, WAN por LAN. Olhe a imagem ao lado.

1.3. Conecte o cabo de alimentação elétrica na tomada. Verifique qual é a tensão de alimentação do seu roteador antes de conectá-lo a tomada. Ao ligar, o roteador será inicializado automaticamente.

Passo 2. Configurando o Windows para acesso ao roteador


2.1. Verifique se a placa de rede do seu computador está configurada para obter um endereço IP automaticamente. Clique em: Iniciar > Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar configurações do adaptador.

roteador2
Conexões de rede (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

2.2. Após isso, você deve clicar com o botão direito do mouse e escolher "Propriedades", conforme figura acima.

2.3. Na aba "Rede", dê um duplo clique em "Protocolo TCP/IP", que se encontra na janela “Esta conexão usa estes itens”.

2.4. Finalmente clique em "Obter um Endereço IP automaticamente" e em "Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente", e depois em "OK".

roteador3
Controle de rede sem fio (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

Quando voltar para a tela de trás, clique em "OK" novamente.

Passo 3. Acessando o Roteador

3.1. Digite 192.168.1.1 no seu navegador para acessar seu roteador, conforme figura abaixo.

roteador4
Coloque o número do IP no campo de endereços do seu navegador (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

3.2. Depois disso aparecerá uma janela de login. Digite admin em letras minúsculas para o nome de usuário, e admin para o campo de senha. Clique em "OK" para finalizar.

Esse usuário e senha são os padrões que já vem configurado no roteador TP-Link. São suas configurações de fábrica.

roteador5
Faça o login (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

3.3. Feito o login, você verá a tela de configuração do roteador conforme a figura a seguir:

roteador6
Tela de configuração (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

Esta é a tela de configuração do seu roteador.

Passo 4. Configurações do Roteador
As configurações a seguir devem ser realizadas apenas uma única vez, e a partir do momento que seu computador conseguir acessar a internet, todos os demais computadores que posteriormente forem conectados ao roteador (independentemente se por meio de cabos ou rede wireless) conseguirão também acessar a internet e compartilhar arquivos entre si.
Escolha o procedimento abaixo mais adequado de acordo com as configurações do modem conectado à porta WAN do roteador.

Passo 4.1. Internet a CABO (IP dinâmico)
Se sua conexão com de internet for oferecida por operadoras de TV a cabo, tal como Vírtua, Vivax ou Ajato, e que você não precise de provedor para se conectar a internet, siga as instruções abaixo. Caso contrário, vá para o próximo item.
4.1.1. Veja se a luz frontal do roteador chamada WAN está acesa e piscando;
4.1.2. Desligue seu modem, mas mantenha seu roteador ligado. Este procedimento será necessário para que seu modem apague sua tabela de endereços MAC/IP;
4.1.3. Dentro da página de configurações do roteador, clique sobre as opções: Network > WAN.
4.1.4. Certifique-se que em "WAN Connection Type" a opção "Dynamic IP" esteja selecionada. Caso não esteja, selecione-a e então clique sobre o botão "Save".

roteador7
Configurando o roteador TP-LINK para IP dinâmico (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

4.1.5. Agora ligue seu modem. Após alguns segundos, as informações de endereçamento contidas na tela de gerenciamento "Network" > "WAN" deverão ser alteradas de forma automática. Caso os campos "IP Address", "Subnet Mask" e "Default Gateway" mantenham-se com a numeração 0.0.0.0, clique sobre o botão "Renew". Se os campos ainda não se alterarem, aperte novamente "Renew" ou repita o passo a passo começando pelo 4.1.1;

roteador11
Gateway (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

4.1.6. Se tudo estiver correto, a numeração dos campos "IP Address", "Subnet Mask" e "Default Gateway" deverão se alterar, como mostra ilustração ao lado. Agora clique sobre o botão "Save" para salvar suas configurações.

4.1.7. Caso as instruções acima não funcionem, conecte seu computador diretamente ao modem e verifique a navegação. Verifique se o sinal de internet está disponível no seu modem. Se a conexão estiver normal, então volte a conectar o computador ao roteador e acesse novamente as suas configurações. Dentro delas, clique sobre as opções: Network > MAC Clone.

4.1.8. Na tela seguinte, clique no botão "Clone MAC Address". Dessa maneira, os campos "WAN MAC Address" e "Your PC’s MAC Address" ficarão com o mesmo endereço MAC cadastrado. Clique no botão "Save" para armazenar as alterações realizadas.

roteador12
MAC Address (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

4.1.9. A configuração está pronta. Mas se você não conseguir acessar a internet, certamente o erro não está no seu roteador e sim na sua operadora contratada. Entre em contato com eles para mais informações.

Passo 4.2 Internet ADSL (PPPoE)
Se sua conexão com de internet for oferecida por operadoras de telefonia fixa, tal como Telefonica (Speedy), Brasil Telecom (BRTurbo), Oi/Telemar (Velox), GVT (Turbonet) ou outra não listada, e que você não precise de provedor para se conectar a internet, siga as instruções abaixo.
4.2.1. Veja se a luz frontal do roteador chamada WAN está acesa e piscando;
4.2.2. Tenha em mãos o nome de usuário e a senha de seu provedor de acesso/conteúdos.
4.2.3. Dentro da página de configurações do roteador, clique sobre as opções: Network >WAN.
4.2.4. Em "WAN Connection Type", selecione a opção "PPPoE"
4.2.5. Ainda na mesma tela, preencha os campos "User Name" e "Password" com informações relativas a sua conta de acesso à internet. Marque o item "Connect Automatically" para que seu roteador sempre se mantenha conectado à internet. Para finalizar, clique sobre o botão "Save".

roteador7
Configurando roteador TP-LINK para internet ADSL (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

4.2.6. Ligue seu modem. Após alguns segundos, as informações de endereçamento contidas na tela de gerenciamento "Network" > "WAN" deverão ser alteradas de forma automática. Caso os campos "IP Address", "Subnet Mask" e "Default Gateway" mantenham-se com a numeração 0.0.0.0, clique sobre o botão "Renew". Se necessário, pressione-o mais de uma vez caso não haja alteração destas informações;

4.2.7. Se tudo estiver correto, a numeração dos campos "IP Address", "Subnet Mask" e "Default Gateway" deverão se alterar, como mostra ilustração abaixo. Clique sobre o botão "Save" para manter as configurações armazenadas.

Conexão WAN (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)
Conexão WAN (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

4.2.8. Caso as instruções acima não funcionem, conecte seu computador diretamente ao modem e verifique a navegação. Verifique se o sinal de internet está disponível no seu modem, se a conexão estiver normal, então volte a conectar o computador ao roteador e acesse novamente as suas configurações.

4.2.9. Dentro delas, clique sobre as opções: Network > MAC Clone.

4.2.10. Na tela seguinte, clique no botão "Clone MAC Address". Dessa maneira, os campos "WAN MAC Address" e "Your PC’s MAC Address" ficarão com o mesmo endereço MAC cadastrado. Clique no botão "Save" para armazenar as alterações realizadas.

roteador12
MAC Address (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

4.2.11. Pronto seu roteador está configurado. Agora só falta proteger por senha sua rede sem fio.
Passo 5. Dando nome a sua rede sem fio e mantendo-a segura

5.1. Dentro das configurações de seu roteador, clique sobre as opções: Wireless > Basic Settings; localizadas à esquerda da tela;

5.2. Altere os campos conforme instruções abaixo:
- SSID: Altere o nome padrão especificado, digitando um nome de sua preferência. No exemplo, foi escrito "TechTudo". Esse será o nome da nossa rede;
- Region: Selecione o país aonde este dispositivo será instalado. Escolha "Brazil";
- Channel: selecione na lista um canal de sua preferência. Caso você instale um segundo roteador no mesmo ambiente, altere seu canal de comunicação para um valor diferente do primeiro;
- Mode: Selecione a velocidade adequada para seu dispositivo, se for o caso;
- Security type: Escolha o protocolo "WPA-PSK/WPA2-PSK", pois este é o melhor protocolo de segurança de rede;
- Security option: Deixe em "Automatic", para manter compatibilidade na rede;
- Encryption: Deixe em "Automatic", para manter compatibilidade na rede;
- PSK Passphrase: Digite uma senha de sua preferência. É aconselhável que use letras mescladas com números para dificultar a quebra da senha por terceiros.

roteador14
Conexão Wi-Fi configurada (Foto: Reprodução/
Daniele Monteiro)


5.3. Salve as configurações, ao final da página, selecione o botão "Save". Aparecerá uma tela perguntando se você tem certeza de que deseja reiniciar seu dispositivo. Clique sobre o botão "OK" para confirmar.
5.4. Agora seu roteador está pronto para ser usado, mas lembre-se de que só se conectarão àqueles que tiverem a senha, pois seu roteador foi protegido por senha. Guarde a sua senha de rede em um local seguro.

5.5. Vamos testar se nossa conexão funciona. Procure pela sua rede sem fio no ícone de rede sem fio, no canto inferior direito de sua tela. As conexões sem fio disponíveis próximas ao seu computador serão listadas.
Observe que a rede "TechTudo" que tem o sinal mais forte, indicado pelas “barrinhas verdes”. Sinais de menor intensidade serão listados abaixo. Note também que ainda não estamos conectados.

5.6. Após clicar na rede "TechTudo" o Windows vai mostrar o botão de conectar. Clique nele e vá para a tela de autenticação, aonde você deve colocar a senha da rede, configurada no roteador. Você pode optar por mostrar os caracteres digitados.

5.7. Agora você está conectado a rede de maneira quase segura, pois ainda falta explicar como proteger seu roteador para que ninguém o acesse, já que todos podem acessar o roteador usando a senha padrão com grande facilidade.

Passo 6. Definindo login e senha do roteador
6.1. Clique em "System Tools", e depois em "Password". O login e senha padrão são admin/admin, respectivamente. Agora você deve definir seu novo login e senha.

roteador15
Definindo a senha do roteador (Foto: Reprodução/Daniele Monteiro)

6.2. Pronto! sua rede está totalmente protegida. Boa navegação.

via: http://www.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário