sábado, maio 01, 2010

Maior Município em Extensão Territorial” do Brasil e do mundo

O maior município do Brasil é Altamira, no Pará, tem uma área maior que vários países, entre eles Bangladesh 143 mil km², Grécia 131 mil km² e Portugal 92 mil km².

O RankBrasil homologou o município de Altamira, localizado no estado do Pará, pelo recorde de “Maior Município em Extensão Territorial” do Brasil e do mundo.

A cidade de Altamira teve origem nas missões jesuítas no século 18, possui uma área de 159.696 km², situa-se na selva amazônica, e tem seu território cortado de norte a sul pelo rio Xingu.

A economia da cidade é baseada na agricultura de arroz, cacau, feijão, milho e pimenta do reino, e na extração de borracha e castanha-do-pará.

Por falta de pavimentação de acessos, a cidade de Altamira fica isolada em um longo período de chuvas, dezembro a maio, o que dificulta seu desenvolvimento industrial e prejudica o ecoturismo que tem um grande potencial, mas é pouco explorado.

A cidade apresenta uma produção de produtos artesanais como cestas, louças, colares, cerâmicas. Utilizam como matéria prima caroço de tucumã, espinha de peixe, penas e argila.

Altamira comemora no dia 20 de janeiro a festa em homenagem ao Santo Padroeiro, São Sebastião, sendo essa a única manifestação religiosa que se tem conhecimento no município.

Curiosidades:

   Se Altamira fosse um país, seria o 91º em extensão;

   Se fosse um Estado brasileiro, seria o 16º em extensão;

Maiores cidades do Brasil (em área):

1º - Altamira (PA): 159.696 km²

2º - Barcelos (AM): 122.476 km²

3º - São Gabriel da Cachoeira (AM): 109.185 km²

4º - Oriximiná (PA): 107.603 km²

5º - Tapauá (AM): 89.324 km²

6º - São Félix do Xingu (PA): 84.212 km²

Um comentário:

  1. A maior cidade do mundo em extensão territorial é Hulunbuir, na Mongólia Interior, fica na Republica popular da China com 263.953 quilômetros quadrados. Embora Altamira seja a segunda maior do Mundo localizada no interior do Pará na Amazônia brasileira.

    ResponderExcluir