Quem olhar para o oeste no fim do dia poderá ver os planetas Vênus, Saturno e Marte.
Redação site TVCA com assessoria - Atualizada às 17h3
De hoje até domingo (15), os moradores da capital poderão observar o alinhamento dos planetas Vênus, Saturno e Marte, que estão em formação igual a um triângulo. Ao mesmo tempo, a lua em fase crescente aparece ao lado de Mercúrio na hora do crepúsculo (entardecer e amanhecer). O fenômeno é perfeitamente visível a olho nu.
Durante o ano, em quase todos os meses ocorrem as conhecidas chuvas de meteoros. No entanto, talvez a mais famosa delas irá ocorrer justamente no momento em que estamos presenciando um alinhamento planetário.
De hoje até sábado, a chuva de meteoros (Perseídas) promete uma média de 100 meteoros por hora, ocorrendo sempre na direção norte a partir das 2h da madrugada. Com a lua em fase crescente, o céu estará em condições de excelente visibilidade para a observação a olho nu do fenômeno.
O astrônomo amador Eduardo Baldaci explica que a chuva de meteoros ocorre quando a terra “cruza” pela órbita de um cometa e encontra os seus detritos. Atraídos pela força de gravidade da Terra, os detritos entram em nossa atmosfera numa velocidade de 1800 km/h e, com o atrito resultante, acabam se desintegrando.
As Perseídas recebem este nome porque seu radiante ocorre na Constelação do Perseus e são provocadas pelos restos do Cometa Swift-Tuttle. Historicamente, em Mato Grosso há uma coincidência de relatos de ovnis e bólidos no mesmo período das Perseídas, o que pode indicar que os fenômenos estejam relacionados.
Fonte: TVCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário