quarta-feira, dezembro 23, 2009
quinta-feira, dezembro 17, 2009
As dez imagens científicas mais incríveis de 2009
1) Pêlos do ouvido
A gente nunca pensou que pêlos do ouvido fossem tão fascinantes. Nessa foto, você está vendo estranhas células capilares em crescimento. Esses pelinhos se movimentam com a passagem do som. E bota “inhos” nisso: a foto foi ampliada 21 mil vezes (!) para ficar desse tamanho. Legal, né?
FASTRA II , o “supercomputador de mesa” mais rápido do mundo!
O hardware é composto por um processador Intel Core i7 920, 12 GB de RAM , 1 TB de espaço em disco, uma placa de vídeo GeForce GTX 275 e seis GeForce GTX 295, num total de 13 GPUs. Tudo ligado a uma placa-mãe ASUS P6T7 WS em um gabinete Lian-Li PC-P80. Para suportar tantas GPUs simultâneamente a máquina tem quatro fontes de alimentação, e precisou de uma BIOS especial desenvolvida em colaboração com a ASUS .
A máquina foi criada para auxiliar na reconstrução de imagens obtidas através do processo de tomografia computadorizada, tarefa que pode ser significativamente acelerada através da programação das GPUs para dividí-la em pedaços executados paralelamente. Trabalhando “em equipe” o FASTRA II é 22x mais rápido que um processador quad-core Intel Core i7 920 de 2.66 Ghz sozinho.
Entretanto, o supercomputador ainda não é completamente estável: a equipe ainda enfrenta problemas como crashes e erros relacionados aos drivers da NVIDIA , embora já tenha conseguido operar a máquina a “pleno vapor” em diversas ocasiões. Acredita-se que a instabilidade seja puramente relacionada a software, e que possa ser corrigida em pouco tempo.
Segundo os pesquisadores o custo total do hardware foi de 6 mil euros, cerca de R$ 18 mil, uma fração do custo de uma infraestrutura de supercomputação tradicional com o mesmo poder de processamento. O design do FASTRA II é aberto , e seus criadores disponibilizam na internet todo o necessário, incluindo esquemas de hardware e cópia do software, para que qualquer um com tempo e dinheiro suficientes possa replicar o projeto.
O FASTRA II não está sozinho na arena dos “supercomputadores pessoais”. A SGI , antiga Silicon Graphics, lançou em setembro o Octane III , que tem um conceito diferente do FASTRA II: em vez de um único processador auxiliado por inúmeras GPUs, o Octane III possui vinte Intel Xeon 5500 Quad-Core – o desempenho em teraflops não foi divulgado, mas estimamos que seja estratosférico assim como seu preço, que em dólares pode chegar a seis dígitos. A placa de vídeo NVIDIA , no Octane III , é usada apenas para vídeo.
Já a ASUS desenvolveu em outubro um protótipo baseado no mesmo princípio do FASTRA II : contém apenas um processador Intel Xeon auxiliado por três placas NVIDIA Tesla C1060 otimizadas para computação geral e uma GPU NVIDIA Quadro FX 5800. Cada uma tem 240 núcleos de processamento operando a 1.3 GHz, num total de 960 núcleos que ultrapassam um teraflop – o FASTRA II, muito mais rápido e poderoso, atinge 12 teraflops.
Mesmo o FASTRA II não é o primeiro experimento em supercomputação do ASTRA : em 2008 o grupo criou o FASTRA , um supercomputador com oito GPUs. Mais informações sobre o FASTRA II podem ser encontradas no site oficial, em fastra2.ua.ac.be .
Assista o vídeo (inglês)
Raio X mostra cerca de 50 agulhas espalhadas pelo corpo de um menino
Padrasto confessa ter enfiado quase 50 agulhas em menino na Bahia, diz polícia
Roberto Carlos Magalhães Lopes, que vivia com a mãe do menino há um ano e meio, disse à polícia que levava a criança para um centro de rituais por sugestão de uma amante, segundo o agente policial.
A suposta amante, que nega envolvimento com Lopes, e a dona do centro de rituais religiosos também foram presas.
Nesta terça-feira (8), em depoimento, a mãe do menino disse que não sabe como as agulhas foram parar no corpo da criança e que achava que o Lopes poderia ter usado o garoto em uma espécie de ritual de magia negra.
Garoto tinha quase 50 agulhas no corpo; uma das agulhas chegou a perfurar um dos pulmões |
Ao menos uma das agulhas perfurou um dos pulmões da criança --um dreno foi inserido para evitar mais danos.
A equipe médica avaliava a possibilidade de realização de cirurgia para retirada das agulhas.
Como algumas delas estão posicionadas em órgãos vitais, pode ser menos arriscados deixá-las onde estão --se não causarem mais danos-- do que retirá-las cirurgicamente. Isso ainda está sendo avaliado.
Ainda segundo o hospital, a criança está consciente e diz que quer ir para casa. O pai e a mãe estão se alternando para acompanhá-la. Quando questionada sobre quem colocou as agulhas nela, a criança não responde e apenas chora.
FONTE: FOLHA ONLINE
Mensagens subliminares em logos famosos
As 10 Marcas mais poderosas no Brasil em 2009
1º | 86,8 índice de força da marca | |
2º | .84,2 | |
3º | ….. | .83,4 |
4º | ….. | .82,2 |
5º | .80,2 | |
6º | … | .78,2 |
7º | …… | .78,2 |
8º | …. | .77,3 |
9º | .75,2 | |
10º | …. | .75,1 |
segunda-feira, dezembro 14, 2009
Você já foi em uma festa Nerd???
Conheça o universo NERD!
Prepare-se para ver fotos incríveis, com muito glamour e adrenalina!
Freio de Fusca não presta!
Um motorista perdeu o controle da direção e invadiu um bar em Porto Alegre, nesta segunda-feira (14). De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), três pessoas que estavam no veículo e um cliente do bar ficaram feridos. Todos foram encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre.
quarta-feira, dezembro 09, 2009
terça-feira, dezembro 08, 2009
segunda-feira, dezembro 07, 2009
Se você não sabe pescar aprenda com esse cara!
Essa é pra quem adora pescaria hein e também pra quem gosta de uma boa comédia…
Eu vi no Corvo Assassino
COP15: Começa conferencia sobre clima para definir novas metas contra mudança climática
A cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudança climática, destinada a discutir metas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, foi iniciada nesta segunda-feira, em Copenhague, na Dinamarca.
A maior reunião já realizada sobre o aquecimento global, que reúne 15 mil pessoas, delegados de 192 países, ambientalistas e ONGs, se propõe a superar a grande brecha entre países ricos e pobres para combater os efeitos das emissões de CO2 nas próximas décadas.
O encontro, que contará com a presença do presidente americano, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, será liderada pelo primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen e deve ainda definir a resposta mundial ao aquecimento global que ameaça o planeta.
O debate, contudo, não será fácil. Serão duas semanas de negociações, que chegarão ao fim em 18 de dezembro na presença de mais de cem chefes de Estado e de Governo.
A conferência começou, após 45 minutos de atraso, com a exibição de um filme sobre os povos do mundo que enfrentam as consequências do aquecimento global.
A missão da conferência, histórica por seu tamanho, é limitar a dois graus centígrados o aumento da temperatura média da superfície da Terra, o que faz necessária uma drástica redução das emissões de gases do efeito estufa.
Fonte: Folha Online
Saiba Mais no Site Oficia:l COP15
sexta-feira, dezembro 04, 2009
“detesto vampiro maquiado, e falta sexo nessa fita” (Zé do Caixão sobre Lua Nova)
Fonte: G1
José Mojica Marins, o mestre do terror à brasileira, estava irritado na tarde de terça-feira (1), quando aceitou o convite do G1 para assistir ao filme “Lua nova” – fenômeno pop visto por mais de 3 milhões de brasileiros, que tem vampiros e lobisomens como tema.
“Passei a manhã ouvindo música de igreja por causa de uma vizinha. Coloquei um rock do demônio bem alto e ela abaixou o volume. Sou a favor de cada um curtir sua religião, mas tudo tem limite...”, desabafou.
Mojica também não estava lá muito satisfeito em reencontrar o vampiro Edward, cuja performance do neogalã Robert Pattinson já não havia lhe agradado em “Crepúsculo”, o primeiro filme inspirado na saga da escritora americana Stephenie Meyer.
“Ai, o vampiro maquiado de novo... Não entendo o que as mulheres veem de tão fatal nele! O cara não tem força expressiva, não movimenta os músculos do rosto. Nunca convenceria como vampiro em uma fita de terror”.
Aliás, o criador do Zé do Caixão – astro de “fitas” como “À meia-noite levarei sua alma” (1963) e “Encarnação do demônio” (2008) – detesta vampiros. E o Frankenstein. E múmias.
“Isso é coisa de americano, deixem esse tipo de terror para eles! Brasileiro devia gostar da Loira do Banheiro, do Homem da Capa Preta, do Boitatá...”, enumerou o cineasta, que, ironia do destino, tem uma vampira na família: a atriz Liz Marins, que encarna a personagem Liz Vamp.
“Quando minha filha inventou essa história, desaconselhei. Disse que ela devia interpretar uma feiticeira meio macumbeira ou uma Iemanjá”, relembrou Mojica. “Mas ela bateu o pé, diz que a Liz Vamp é diferente, é uma vampira brasileira...”.
“Caramba o cara deu pau mesmo no filme. E você caro leitor, comenta aew!!!”